quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O discurso dos vencedores


Fui um dentre tantos que desacreditaram em um projeto de esquerda para o Brasil, no decorrer da adaptação do governo petista ao processo político brasileiro, a partir de 2002. Parei de acreditar na ideologia da transformação que o PT defendia. Compreendi que existia uma técnica política, um malabarismo para se manter na corda bamba do poder, que era preciso praticar para estar mandando. Eu via o PT fazendo todos aqueles acordos com o pior da classe política. Era um partido como os outros. As políticas do governo anterior, dos tucanos, não foram modificadas. Os coronéis de ficha suja do PMDB se instalaram na máquina pública como um câncer, praticando o fisiologismo que não era novidade para ninguém. Escândalos de corrupção pipocaram em série e mancharam a imagem do governo. O presidente, em seus arroubos de vaidade, parecia em alguns momentos um ditador de republiqueta.


Mas eis que começa a campanha presidencial de 2010, para que a ideologia, adormecida nestes oito anos de lulismo, despertasse gritando, como recém saída de um pesadelo. A militância do partido dos trabalhadores se organizou e construiu a base de seu discurso de sustentação, a sua versão sobre os oito anos de governo Lula. A luta continua, diz este discurso, afinal de contas alguém acreditava que íamos mudar o Brasil de uma hora para a outra, sem baixas e todo tipo de dificuldade?

Segundo esta versão, o governo Lula dirigiu a sociedade brasileira para uma fase mais otimista, com a ascensão de camada da população à classe média. Revigorou um populismo desenvolvimentista que estava fora de moda, bem diferente das cartilhas neoliberais, insensíveis com a questão social e com a distribuição de renda. Para os neopetistas, o Brasil não pode ser pensado como a Coreia do Sul, a despontar com uma injeção de gestão, mas encarado como um país africano reinado pela fome. Enquanto todos os excluídos não forem reintroduzidos na sociedade de consumo, não haverá a possibilidade de um projeto de nação. A militância que trabalhou para eleger Dilma defende a ideia de que este governo reforçou a soberania nacional, devolveu-lhe a dignidade, com o reposicionamento estratégico na organização geopolítica global.

O partido, condicionado pela atuação oposicionista, teve de adaptar-se a ser situação. Certo choque de realidade política foi impingido na mentalidade petista, ainda marcada pelo idealismo de uma mudança radical da forma de fazer política. Para além das acomodações, acordos e algumas malandragens também (ora, a causa é nobre e o importante é avançar!), foi preciso também sujar as mãos. Líderes promissores do partido acabaram se sujando na inglória, porém necessária, tarefa de operar as imundas engrenagens da máquina estatal. E o barco seguiu, vencendo a tempestade da crise americana, sem sofrer abalo.

Sendo a política a arte de conciliar interesses divergentes, é natural que os políticos se desgastem no decorrer de seus mandatos. Não foi o que aconteceu com Lula. Blindado pelos oitenta por cento de aprovação, deixa o governo com a popularidade de um popstar, emplacando como sucessora uma desconhecida que não tinha projeto pessoal de poder, que se dependesse do PT jamais teria sido a candidata.

Uma oposição careta e trapalhona 

José Serra encarnou o candidato conservador, ligado ao passado, sem projeto. Demorou demais para sair candidato, após disputa com o grupo de Aécio Neves pela candidatura, não conseguindo agregar as forças oposicionistas. Teve um vice sem expressão que apequenou a chapa. Não apresentou um programa de governo, baseando todo o discurso nas críticas a um governo que conta com expressiva aprovação popular. Sua campanha cometeu todos os erros que pode, e deveria agradecer a votação que teve. Religião e aborto foram temas que prejudicaram o candidato, que tratando deles pareceu mais demagogicamente conservador do que nunca. A raposa com cinquenta anos de vida política lendo a bíblia não convenceu ninguém. Todo mundo sabe e está escrito na sua careca que é da economia que se ocupa a atormentada mente do Serra.

Não houve estratégia definida para estruturar um discurso de afirmação dos oito anos de gestão tucana, nem de defesa das privatizações implementadas no período. O assunto foi evitado no primeiro turno. Enquanto Dilma citava orgulhosamente o presidente Lula, Serra nem tocava no nome de FHC. Com isso a candidatura do governo ganhava consistência e ia conquistando o eleitorado. Com a passagem para o segundo turno, a estratégia foi a de bruscamente se vincular ao ex-presidente FHC, o que foi feito sem firmeza, errando no timing, evidenciando o desespero. Engessado pelas orientações do marketing eleitoral, o PSDB perdeu a oportunidade de antecipar o verdadeiro debate político, sobre as reais diferenças programáticas e ideológicas com o PT. A polarização entre os dois partidos começa a tomar contornos similares aos democratas e republicanos nos EUA: parecidos, com diferenças sutis na concepção das políticas de Estado, se alternando no poder.

Ao fim destas eleições presidenciais de 2010, os tucanos ficam mesmo com o papel histórico de precursores de uma nova etapa, estabilizando a economia para que uma revolução social fosse empreendida pelo governo seguinte (ainda segundo a narrativa que a militância petista defendeu na campanha). O PSDB de Fernando Henrique e Serra acompanharia a tendência mundial de fragmentação dos chamados estados-nação, em seu movimento monetarista de integração (submissão?) à ordem global, no papel de conduzir o país ao rol das nações desenvolvidas.

Já Lula teria robustecido as instituições brasileiras e a identidade nacional. O funcionalismo público de fato foi bastante beneficiado pelo governo, a despeito de não sabermos o quanto nos custará no futuro. O PT teria um projeto de ir além de conduzir o Brasil à posição devida na economia mundial, mas de desenvolvê-lo internamente, projetando-o para ser uma potência, a exemplo da China.
Segundo o discurso que prevaleceu e deu à Dilma vinte pontos de vantagem no Rio de Janeiro, não houve aumento no gasto público, mas um crescimento natural e proporcional à hipertrofia da sociedade. Sobre a corrupção, nunca tanta gente foi presa, sinal do combate intensivo ao crime. Os escândalos se sucedem porque acabou a impunidade no Brasil.

Não tenho a mínima ideia de como avaliar se as coisas se dão da forma como apregoa este discurso, que a Tribuna ouviu de eleitores do PT. Sei que todo poder cria sua memória, seu discurso de sustentação. E que só tenho a mídia como fonte de informação para basear minha consciência política. Quanto às estatísticas, além de poderem ser usadas em qualquer contexto para corroborar quaisquer ideias e argumentos, são geridas por organismos ligados ao governo, ou politicamente interessados, de modo que não podemos deixar de desconfiar delas.

A história é contada pelos vencedores. O grupo que venceu as eleições estará no poder por pelo menos doze anos. Vamos torcer para que tenha a sensibilidade social e o objetivo maior de erradicação da pobreza, como estão dizendo por aí. A Tribuna felicita e deseja boa sorte à presidente eleita.

2 comentários:

Pedro Sangirardi disse...

Meu amigo Ivan Leão enviou seu comentário por e-mail, que publico abaixo.

Um novo governo, nova esperança

Ivan Leão – 03/11/2010

Uma boa avaliação da situação é um ótimo patamar para formular uma estratégia. Suas avaliações, postadas no blog Tribuna Eletrônica são sempre interessantes e realistas. A democracia é falha e cheia de armadilhas, mas é a melhor situação que temos. Governar é fazer escolhas. A omissão é a pior das escolhas. Os governos são todos maus, nenhum atinge seus objetivos. A eleição que permite escolher é a nossa salvação. Ser humano é falhar, errar, lutar, acertar pouco, mas, tentar acertar no essencial. Seja de que partido for quando apóia a democracia e a liberdade de opinião estão acertando no essencial.

O que precisa ser acrescentado é que o resultado da eleição nos mostrou um resultado surpreendente em diversos aspectos.

O principal deles foi o fim do anunciado efeito plebiscitário. Os votos apresentaram o eleitor equilibrado diante de duas tendências (o PT e o PSDB) que aceita e reconhece.

O eleitor reconheceu uma terceira via, do Partido Verde e da Senadora Marina Silva, mostrando uma insatisfação de uma campanha sem debater programas.

O eleitor reconheceu melhor as lideranças que os partidos. O PT, o PMDB e os demais partidos da chamada sustentação parlamentar, conquistaram maioria no Congresso. O PSDB conquistou o governo nos Estados mais importantes. Partidos médios aumentaram sua presença nos Estados.

O que emerge do ruído e do tiroteio das denúncias é um país equilibrado e politicamente mais maduro do que seria de se esperar. O eleitor provocou um choque de sobriedade nos pronunciamentos de Lula e Dilma (em 03/11/2010), conclamando a oposição para uma conciliação pelo bem do país.

O reconhecimento de que o presidente Lula é um líder raro e único, com uma aceitação inédita na população é um símbolo da democracia brasileira, reconhecida no cenário mundial. A sociedade moderna é a que permite um operário chegar a presidente da república. Esse fato é positivo para todas as democracias no mundo. O Brasil mudou sua imagem no cenário internacional, não por causa do presidente e sim por causa da escolha dos eleitores.

Cabe destacar a importância de cada um como eleitor e a responsabilidade de continuar a fazer escolhas nas urnas. Quem promove mudanças não são os governos e sim o cidadão ao escolher seus representantes e líderes.

Eduardo Viana disse...

Análise bastante equilibrada, Pedro. De fato, a oposição errou na mão, apequenou-se. Acho o desespero uma reação relativamente natural quando vemos as pessoas acreditando na história segundo a qual todo o passado herdado pelo PT é uma "herança maldita". A crença em um discurso messiânico é irritante. Ainda assim, era preciso haver mais sangue frio para não afastar eleitores que não acreditam no discurso petista. A campanha atingiu um nível que assustou os eleitores. Assim, algumas pessoas que poderiam ter votado no PSDB apenas por oposição ao PT (não por convicção) não o fizeram.

Não digo, com isto, que Serra poderia ter vencido a eleição. Acho que esta possibilidade é remota. Mas talvez saíssemos da campanha menos exaltados e sectários.

FHC deu uma entrevista interessante à última Veja antes das eleições. Com tranquilidade, disse que a história o menosprezará e o resgatará algumas vezes, assim como a Lula, dependendo da ideologia do momento. Mas, independente do vaticínio da história, acredita que ambos os governantes contribuíram positivamente (talvez negativamente também, mas isso ele não disse) com o país.

Agora é torcer para que o governo Dilma faça o melhor pelo Brasil. E que as instituições e os eleitores se fortaleçam para expurgar, aos poucos, nossos problemas.